top of page

MESAS REDONDAS
Localizadas no Quinhentão (bloco K, CCS)

23/10:
"Ciência e inclusão:
diversidade
na microbiologia"
 

imagem4_edited_edited.jpg

Bruno Oliveira

Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia e Biotecnologia Microbiana, atuando especialmente em: bacteriologia marinha, bioprospecção da diversidade bacteriana cultivável. CAZymes, descoberta de novos agentes antimicrobianos/antivirulência, ecologia microbiana, enzimas microbianas industriais, (pan)genômica bacteriana, microbiologia de macroalgas e esponjas.

effea411-37c3-4b6f-bcc3-235bc9f8b837.jpg

Leonardo Rocchetto 

Atualmente é Professor Adjunto, atuando no IMPG/CCS/UFRJ (Sede). Realiza estudos dos mecanismos genéticos e moleculares envolvidos na emergência e na disseminação clonal de amostras de Staphylococcus pseudintermedius de origem animal e humana.

image_edited.jpg

André Amorim

Professor Substituto de Microbiologia e Metabolismo no Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade da UFRJ. Tem
experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia oral, periodontite experimental, probióticos orais, kefir, patógenos orais, Aggregatibacter actinomycetemcomitans.

24/10:
"Aplicação da biotecnologia
no desenvolvimento
de produtos"

imagem5_edited.jpg

Alane Beatriz

 Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde coordena o Laboratório da Rede de Biotecnologia BIOINOVAR - Unidade de Biocatálise,
Bioprodutos e Bioenergia. Desenvolve pesquisa com enzimas e outros bioprodutos microbianos voltados para o Setor Industrial e no desenvolvimento de novos quimioterápicos para doenças negligenciadas

 

imagem14.jpg

Felipe Teixeira

Com ampla experiência na área de Glicobiologia, se especializou na análise do potencial biotecnológico de polissacarídeos sulfatados extraídos de espécies marinhas. Desde 2020, atua como fundador e Diretor Executivo (CEO) da Grisea, uma startup focada em
criar bioplásticos biodegradáveis a partir da biomassa de algas marinhas. Como CEO da Grisea, Felipe tem liderado a equipe na pesquisa, desenvolvimento e escalonamento industrial da produção de bioplásticos. 

imagem10_edited.jpg

Mariana Collodetti

Possui especialização em Biomedicina estética. Atualmente é pós-doc empreendedor, sócia fundadora e CEO da Startup TolVeg. Tem experiência na área de Microbiologia, Biotecnologia Vegetal e Biomedicina Estética..

26/10:
"Pós formação em micro e imuno: indústria, academia e análises clínicas"

24a3483e-2298-41ca-ab59-11c14b6aff9b_edited.jpg

Fábio Monteiro

Durante o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética
(PGGEN - UFRJ), avaliou aspectos fisiopatológicos da infecção
pelo vírus Zika e pelo vírus da Febre Amarela em modelo murino neonatal. Atuou na Força Tarefa voluntária de diagnóstico de COVID-19 pela UFRJ. Possui Doutorado pelo PGGEN-UFRJ,
atuando no desenvolvimento e melhoramento molecular de lectinas antivirais contra SARS-CoV-2 e outras viroses.

imagem 15_edited.jpg

Késia Thais

Atualmente é Analista de laboratório - microbiologia da DIAGNÓSTICOS DA AMERICA SA. Tem experiência na área de Microbiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Neisseria gonorrhoeae, resistência a
azitromicina, mecanismos de resistência, diversidade clonal.

imagem1.jpg

Matheus de Andrade Rodrigues

Profissional com 3 anos de experiência, atuando em grandes empresas dos segmentos de análises clínicas, medicina diagnóstica e medicina hospitalar, atualmente em transição de carreira para a área de assessoria científica. Ampla experiência em diagnóstico in vitro de exames laboratoriais, manuseio de produtos e equipamentos laboratoriais de microbiologia e biologia molecular. 

27/10:
"Terapias alternativas
no tratamento de doenças"

imagem6.jpg

Ciro Cesar Rossi

 Atualmente, estudo a importância fisiológica e a correlação da presença de sistemas CRISPR/Cas com o papel de reservatório gênico de Staphylococcus coagulase-negativa, o uso de sequências espaçadoras do CRISPR como marcador molecular de transferência horizontal de genes (THG), outros processos de THG entre Staphylococcus de origem humana, animal e ambiental, bem como o envolvimento de pequenos RNAs regulatórios com a virulência e resistência a estresse de Staphylococcus haemolyticus.

IMAGEM 12.jpg

Luiza Abdo

Atualmente é aluna de Doutorado do programa de pós graduação em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer (INCA) sob orientação do Dr. Martin Hernan Bonamino, atuando nos seguintes temas: terapia gênica, imunoterapia,receptores quiméricos de antígeno e leucemia linfóide aguda em modelo in vivo.

imagem15.jpg

Alessandra Martins

Possui experiência profissional em Centro Cirúrgico, pacientes portadores de doenças hematológicas e gestão em saúde. Mestrado pelo programa de Imunologia e Inflamação do Instituto de Microbiologia Paulo de Goés (UFRJ). Doutorado pelo programa de Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), desenvolvendo pesquisa no campo de imunoterapia contra Leishmaniose e na área de neutrófilos. 

bottom of page