top of page
XXIX Semana de
Microbiologia
e Imunologia
Palestras
Localizadas no Quinhentão (bloco K, CCS)
23/10:
Células tronco de pluripotência induzida e infecções virais que afetam o sistema nervoso humano
Dra. Marilia Zaluar
Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: receptores canabinoides e vaniloides e dor.
Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora colaboradora no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e
Coordenadora Científica/Fundadora da Rede
Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
25/10
Inteligência artificial aplicada à microbiologia: desafios, oportunidades e reflexões
Dr. Antonio Rafael Sabino Parmezan
Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no ICMC-USP/São Carlos e é colaborador científico em dois centros de pesquisa: Laboratório de Inteligência Computacional - LABIC - do ICMC-USP/São Carlos e Laboratório de Bioinformática - LABI - da UNIOESTE/Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de Dados, Aprendizado de Máquina, Análise de Séries Temporais, Processamento de Fluxo de Dados, Seleção de Atributos e Meta-Aprendizado. Contribui ainda como parecerista em eventos científicos nacionais e internacionais e em periódicos de alto prestígio, como Machine Learning e Data Mining and Knowledge Discovery. o grupo tem se interessado pelos mecanismos moleculares envolvidos no processo de formação do granuloma esquistossomótico e fibrose hepática.
24/10:
"Febre maculosa no Brasil:
da invisibilidade à imprecisão"
Dra. Elba Lemos
Atualmente é Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, exercendo cargo de chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, onde são desenvolvidas pesquisas sobre rickettsioses e hantaviroses em população humana, além de vertebrados (silvestres e domésticos) e de artrópodes. Colabora com a vigilância epidemiológica de hantaviroses e rickettsioses, em especial da
febre maculosa no Brasil como coordenadora dos laboratórios de referência regional para hantaviroses e nacional para rickettsioses.
26/10:
Epigenética modulando interações
entre patógenos e hospedeiros
Dr. Marcelo Fantappie
Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em biologia molecular, atuando em projetos envolvendo os seguintes temas: mecanismos de regulação da expressão gênica e modificações epigenéticas em Schistosoma mansoni e Aedes aegypti. Mais recentemente o grupo tem se interessado pelos mecanismos moleculares envolvidos no processo de formação do granuloma esquistossomótico e fibrose hepática.
bottom of page